Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 11: A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, iniciem o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Ilusória Prosperidade dos Ímpios”.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “A Chave da Prosperidade”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Vejam no final da postagem uma sugestão de atividade para o encerramento do trimestre!
Dinâmica: A Chave da Prosperidade
Objetivo: Refletir sobre a prosperidade terrena e enfatizar a importância da prosperidade com Deus.
Material:
Palavras digitadas: Paradoxo, Justo e Ímpio, Inquietude e Crise na Fé
Quadro
Marcador para quadro branco
Rolo de fita adesiva
Figuras dos sinais matemáticos de diferença e igualdade
Envelopes amarelos
03 envelopes azuis
01 chave confeccionada em cartolina ou EVA em tamanho grande
01caixa dourada ou 01 baú pequeno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos os envelopes azuis e amarelos e peçam para que abram somente quando vocês pedirem.
- Após a apresentação do título da lição, façam uma leitura do Salmo 73, dos versículos 1 a 16, de forma compartilhada.
Para tanto, peçam para os alunos abrirem a Bíblia, para que a leitura seja realizada.
Para cada versículo ou bloco de versículos, façam uma breve reflexão sobre a inquietude de Asafe diante da prosperidade os ímpios, a crise na fé que foi gerada pela constatação entre o paradoxo entre a vida do justo e do ímpio sob o ponto de vista terreno.
À medida que vocês falarem coloquem no quadro as seguintes palavras: Paradoxo, Justo e Ímpio, Inquietude e Crise na Fé.
- Perguntem: Quais as diferenças, entre o justo e o ímpio, apresentadas por Asafe, nos versículos lidos?
Coloquem no quadro o sinal de diferença usado em Matemática e peçam para os alunos que estão com os envelopes amarelos abram e leiam as diferenças(elas abrangem o aspecto material).
- Escrevam no quadro ou cartolina a expressão: Ilusória Prosperidade dos Ímpios.
- Peçam para que os alunos que estão com os envelopes azuis abram e leiam as perguntas:
Quem são os ímpios?
Em que consiste a prosperidade dos ímpios?
Por que a prosperidade dos ímpios é ilusória?
Reflitam sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
- Falem: Vejamos agora mais uma diferença entre o justo e o ímpio ainda no salmo 73.17 ao 20.
Coloquem outro sinal de diferente(matemática) e escrevem:
A diferença está na vida espiritual e como será o fim do justo e do ímpio.
Falem: Asafe mudou o foco de sua atenção que antes estava centrada na prosperidade da vida do ímpio e depois passou para outro aspecto, o espiritual, quando ele entrou no santuário de Deus, passando a perceber a real diferença entre o ímpio e o justo.
- Salomão, em Ec 9.2, afirma que o que sucede ao justo também acontece ao ímpio, referindo-se a morte.
Coloquem no quadro sinal de igualdade e escrevam: o que é comum é a morte física.
Escrevam abaixo do sinal de diferente: A diferença principal é o destino na eternidade. Ml 3.19 e 4. 1 a 3.
E é aí que reside a verdadeira Prosperidade!
- Apresentem uma chave confeccionada de cartolina em tamanho grande e peçam para um aluno segurá-la na frente da sala.
Falem: Qual a chave da verdadeira prosperidade?
A verdadeira prosperidade não consiste em bens terrenos, mas em tesouros eternos, espirituais, e numa vida abundante que consiste no equilíbrio entre o aspecto material e o espiritual, crendo na providência divina.
Enfatizem que é necessário o cuidado quanto importância elevada dada a um em detrimento do outro. Mas, que deve haver equilíbrio, pois Deus não condena a riqueza, mas o amor ao dinheiro (I Tm 6.10).
- Em seguida, apresentem uma caixa dourada ou um baú pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”. Peçam para um aluno abrir. Ele vai encontrar um papel com os versículos abaixo, que deverá ler:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Mateus 6:19-21
- Para finalizar, perguntem: Onde está seu coração, nos tesouros da terra e/ou nos tesouros do céu?
Por Sulamita Macedo.
Sugestão para o Encerramento do 4º. Trimestre – 2013
Lição de Jovens e Adultos
Sugiro uma Gincana, mas caso não haja condições de realizá-la, vocês podem fazer adaptações e executar algumas atividades desta gincana
A gincana pode ser realizada:
- Entre todas as classes da lição de jovens e adultos
- Com um segmento, por exemplo jovens, dividido em 02 grupos
- Com uma classe, dividindo a turma em 02 grupos
- Com uma comissão julgadora ou observadora que contabilizará os pontos e supervisionará a execução das tarefas.
Tarefas
Apresentar figuras que representem cada lição, explicando a relação entre elas e os temas das lições.
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação correta mais um ponto.
Cada grupo terá a pontuação de acordo com a quantidade de figuras e a explicação correta.
2 – Encenar
Cada grupo deverá fazer encenação de forma rápida das seguintes passagens de Provérbios:
Provérbios 22.13
Provérbios 6. 1 a 5
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: A melhor encenação tem valor de 05 pontos, a outra terá 03 pontos.
3 – Explicar
Cada grupo deverá explicar Ec 11.1.
Pontuação: A melhor explicação valerá 02 pontos
4 – Citar corretamente:
01 versículo de Provérbios
01 versículo de Eclesiastes
Pontuação: Pela citação correta dos dois versículos, o grupo ganhará 03 pontos. Se apenas citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.
5 – Responder
As perguntas serão sorteadas, duas para cada grupo. As perguntas deverão estar num saco e um elemento de cada grupo retirar a pergunta uma de cada vez, alternando com o outro grupo. O mediador deverá ler a pergunta.
Quem escreveu Provérbios e Eclesiastes?
O que significa as palavras que estão na frente dos 22 versículos de Pv 31?
O que diferencia o livro de Provérbios do livro de Eclesiastes?
Quantos provérbios escreveu Salomão?
Pontuação: Para cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.
6 – Perguntas de um grupo para outro grupo
O grupo 01 faz uma pergunta para o grupo 02.
O grupo 02 faz uma pergunta para o grupo 01.
Pontuação: Esta tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela pergunta elaborada de forma correta e 02 pontos pela resposta correta dada para a pergunta da outra equipe.
7 – Quem procura acha
Cada grupo deverá procurar nas bolsas, carteiras ou peças do vestuário, objetos que lembrem algum ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação: Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a equipe que apresentar o maior número de objetos, isto é, a quantidade de pontos está relacionada ao número de objetos.
8 – Desenhar e explicar
Desenhar uma situação descrita em Provérbios
Desenhar uma situação descrita em Eclesiastes
Material necessário:
01 folha de cartolina, 01 lápis grafite e lápis colorido para cada grupo.
Pontuação: Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e explicar o desenho a respeito da situação descrita nos dois livros.
9 – Formar versículo
Cada grupo deverá receber um conjunto de palavras misturadas que formam uma frase de cada livro: Provérbios e Eclesiastes. Depois eles devem montar os dois versículos.
Pontuação: Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido e de forma correta os dois versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar apenas um versículo.
10 – Qualidades da Mulher virtuosa
Cada grupo deverá escrever as qualidades da mulher virtuosa, sem consultar a Bíblia, nos papéis coloridos e colar na figura de uma mulher.
Material necessário:
02 contornos de uma figura de mulher
Papéis coloridos em tiras
02 Pincéis atômicos
02 tubos de cola
Pontuação: Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura mais qualidades da mulher virtuosa, dentro de um tempo estipulado por vocês.
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que Agradam a Deus
Lição 11: Bom é ser bom
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Bom é ser bom”.
- Iniciem o estudo do tema, lendo Galátas 5. 22 e falem para os alunos que “benignidade” e “bondade” são duas virtudes do Fruto do Espírito Santo.
- Escrevam estas duas palavras no quadro.
- Perguntem: O que é benignidade? E bondade? Ambas possuem o mesmo significado?
Benignidade refere-se a sentimento, ao passo que a bondade é atitude.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Bondade em Ação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bondade em Ação
Objetivo: Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais ou coletivas.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
Quer saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Não faça drama!
Saiba como utilizar a dramatização como instrumento de aprendizagem na EBD
A dramatização como instrumento de aprendizagem consiste na representação de um fato, uma história através da atuação dos alunos como “atores”, com o objetivo de promover o ensino e aprendizagem, através da expressão simbólica.
A dramatização, no espaço educativo da EBD, é possível, mas é necessário atentar para alguns pontos, como a realidade do ambiente de realização da EBD, o tempo de aula, a habilidade do professor e dos alunos e a escolha de um texto adequado com o tema da aula.
A utilização da dramatização na Escola Dominical deve ser breve, sem muitos detalhes, como cenários, figurinos e outros objetos que compõem a cena, tendo em vista o ambiente da aula, pois normalmente é realizada dentro do templo. Mas, se desejar utilizar outro local disponível da igreja, é interessante reservar este espaço com o superintendente com antecedência.
Levando em consideração o tempo de aula que normalmente gira em torno de 60 minutos, uma encenação deve ter no máximo 10 minutos, para que depois haja tempo suficiente para a explanação do tema em estudo, que foi introduzido pela dramatização. Esta também pode ser utilizada no final da aula, para a conclusão de um tema.
Outro fator importante é habilidade do professor para organizar a dramatização de forma simples. Para isto ele precisa saber o que deseja realizar com os alunos de forma planejada, escolher a dramatização adequada para o tema, convencer os alunos a participar e deixar claro que na atividade cênica não deve ser observada a atuação perfeita dos “atores”, mas a representação de papéis dentro de um contexto narrativo, objetivando a facilitação do ensino e da aprendizagem na aula da EBD.

As vantagens do uso deste método de ensino são várias, tais como: desenvolvimento da comunicação, da linguagem oral e corporal, da socialização, da integração, da motivação, da participação, além é claro da aprendizagem através do processo representativo, favorecendo a análise da situação dramatizada.
As desvantagens também aparecem, como em todo método de ensino: os alunos inibidos podem não querer participar, mas devem ser estimulados; a ambientação da EBD não favorece a dramatização de forma mais específica, mas veja as possibilidades de uso já citadas acima.
A dramatização deve ser entendida como um instrumento didático de ensino, pois se apresenta como uma forma de analisar um tema, promovendo e resgatando a participação dos alunos tanto na representação, como também no momento de estudo do tema.
Então, que tal utilizar a dramatização nas aulas de EBD?
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Atleta Cristão
Lição 11: A Perseverança do Atleta
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Perseverança do Atleta”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Flecha na mão do valente”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Flecha na mão do valente
Objetivo: Refletir sobre as armas que usamos quando estamos em batalha e como agimos diante das lutas.
Material:
Flechas confeccionadas com palito de churrasco e a ponta de cartolina
01 alvo
01 saco para representar uma aljava
Se preferir, vocês podem adquirir um brinquedo “Indio Apache” que contem um arco e 03 flechas, custa entre 5,00 a 10,00 reais. Dimensões do produto: 51 cm de altura e 20 com de comprimento.
Procedimento:
- Façam uma leitura compartilhada do texto bíblico que se encontra em I Sm 13. 14 ao 19.
- Falem: O profeta Eliseu pediu ao rei para que pegasse um arco e flechas(apresentem o arco e as flechas) e falou para que ele atirasse a flechas para a terra, simbolizando a vitória sobre os inimigos.
- Vejamos, agora, o que pode representar estes elementos:
O arco e a flecha: recursos para atingir o alvo
Alvo: meta, o problema, o desafio(coloquem a figura do alvo no quadro)
Visão: permite ver o alvo e mirrar
Ação para atirar a flecha: esforço para atingir o alvo
- O que você, como atleta da equipe de Cristo, tem suas mãos como instrumento de batalha e como tem se portado na luta? Ou o que você possui
O Rei Jeoás tinha em suas mãos um arco e flecha, Davi tinha uma funda, Moisés e Jacó tinham cajado, Sansão tinha a queixada de um jumento.
- Comparando um arco e flecha com as poderosas armas atuais, percebe-se que são simples e frágeis, mas pode se tornar poderosa se for “a flecha do livramento do Senhor”(I Sm 13.17), que deve ser usada com perseverança e confiança em Deus.
- Falem: Há momentos diante da dificuldade que temos que esperar – é o tempo de ficar na aljava, conforme lemos:
“... fez-me como uma flecha polida e me guardou na sua aljava...” Is 49. 3
Agora, coloquem as flechas dentro da aljava(o saco).
Isto nos remete a ficar esperando o tempo de sermos lançados ou lançar a flecha. Nesta situação, ficamos com pouca visão, pois o espaço da aljava é pequeno e escuro, mas na confiança da ação de Deus.
- Falem: Lembrem-se que o profeta Eliseu colocou suas mãos sobre as mãos de Jeoás, quando pegou o arco e flecha, isto nos assegura que não estamos sozinhos(I Sm 13.16) diante das dificuldades, temos o cuidado de Deus e também aqueles que nos ajudam em oração.
Nesse momento, façam uma representação desta cena – chamem dois alunos para isto, usando os materiais necessários.
- Falem: O rei usou apenas 03 flechas, quando poderia ter utilizado 5 ou 6. Isto nos remete a falta de ação perseverante e discernimento. Mas lembremo-nos que devemos manter a fé, a perseverança quando estamos em batalha.
Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 11: As Facilidades e os Riscos da Internet
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre “As Facilidades e os Riscos da Internet”.
- Iniciem o estudo do tema, através da dinâmica “Apenas um Clique”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição que não foram abordados na dinâmica, sempre de forma participativa.
- Aproveitem a oportunidade para combinar com eles, sobre a criação de um blog para a turma, a escolha do nome e do template, quem será o responsável para manter o blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
- Aproveitem o ensejo desta lição e comecem a usar o Twitter, colocando mensagens para seus alunos sobre a lição ou outras de sua preferência.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Apenas Um Clique!
Objetivo: Refletir sobre o uso da Internet.
Material:
½ de uma cartolina de cor verde e vermelha
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
- Perguntem: De que modo vocês acessam a internet?

- Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades, até para quem não tem computador em casa, que pode acessar numa lan-house com preço muito pequeno.
- Agora, apresentem para os alunos ½ de cartolina, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas perguntas:
Na verde: Quais os pontos positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado direito.
Entreguem a folha vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem observando a atividade e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.
- Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
Reflitam sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado, proibição.
- Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos benefícios e malefícios para a formação do caráter do adolescente.
Deixem claro a importância da Internet e a necessidade de sua utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é apenas um clique, que depende de sua vontade e autocontrole.
- Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmos 1:1-2
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”. I Co 15.33
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...” Cl 2.8ª
“Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101:3ª
Por Sulamita Macedo.