JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 07 3º TRIMESTRE 2013

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 07 3º TRIMESTRE 2013

Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 07: A Atualidade dos Conselhos Paulinos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

2 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Atualidade dos Conselhos Paulinos”.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Procurem destacar quais os conselhos apontados por Paulo e apresentem para os alunos de forma contextualizada.
- Utilizem uma das dinâmicas, que abordarão o tema da alegria: “A Fonte da Alegria” ou “A Alegria está no ar”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico

Treinamento para Professores da EBD

            Partindo do princípio que a maioria dos professores da Escola Bíblica Dominical não possui formação pedagógica, é necessário que eles sejam treinados para que sejam capacitados para ensinar.
            A igreja deve então organizar treinamento, fornecendo subsídios pedagógicos para que os professores se sintam confiantes para exercer tão nobre tarefa – ensinar na EBD. Chamar alguém para ensinar, sem prepará-lo antes, é difícil para o professor, para os alunos e certamente vai causar problemas.
            Treinar e prover apoio pedagógico e técnico é o mínimo que a Igreja deve fazer. Alguns pontos devem ser observados para que haja sucesso no treinamento:
            1 – Realizar reunião com os professores
            Com o objetivo de sensibilizá-los para a necessidade do treinamento e estimulá-los a participar do curso, apresentando o formato do evento e outras informações pertinentes.
2 – Fazer levantamento da formação e atuação dos professores
            Pode ocorrer que entre os professores haja alguém com curso de Pedagogia ou outro que trabalhe com treinamento de líderes. Eles devem ser sondados se podem colaborar com o treinamento como professor formador.
            A escolha dos demais professores formadores ficará a critério da organização do evento, de acordo com as necessidades e possibilidades.
3 – Escolher o coordenador geral do treinamento e coordenadores por faixa etária
É bom que haja uma descentralização de funções do superintendente, escolhendo uma pessoa com qualidades positivas de liderança para coordenar o treinamento, como também apontar outros coordenadores para as demais faixas etárias, que deverão trabalhar com o mesmo objetivo, contextualizando as orientações de acordo com o tipo de revista, aluno ou tipo de classe.
Se o superintendente deseja e tem condições de tempo para organizar e coordenar o treinamento não há problema, mas sempre é bom a atuação de colaboradores.
4 – Formatação do treinamento
1º. Momento: As aulas iniciais deverão acontecer com todos os professores juntos, para receber orientações gerais sobre a EBD, o ensino e traçar metas conjuntas.
2º. Momento: Os professores serão divididos por faixa etária para receber orientações específicas.
É interessante organizar o curso por módulo, cada módulo com um determinado tema e professor específico.
Realizar treinamento com os professores novatos sempre que formar um grupo. É interessante que eles sejam treinados antes de começar a ensinar.
5 - Período de realização
 Delimitar início e fim do treinamento, apresentando um cronograma de cada encontro e módulo; isto é importante para que os envolvidos se organizem para participar da capacitação.
6 - Tema geral e sub-temas
Veja alguns temas: Liderança, Planejamento Estratégico para EBD, Planejamento de aula, Recursos visuais, Métodos e técnicas de ensino, como utilizar as tecnologias, características psicológicas das faixas etárias, avaliação da aprendizagem na EBD, estratégias de participação dos alunos na aula da EBD etc.
Lembre-se que cada módulo abrangerá um determinado tema específico.
            7 – Local de realização e horário:
            Há várias possibilidades para realização de treinamento: na própria igreja ou em outro local de fácil acesso, podendo acontecer aos sábados ou em outro dia da semana à noite. Mas, como há muitas pessoas que trabalham aos sábados e outros que não podem à noite, tenho uma sugestão: pela minha experiência há um horário bastante conveniente – o horário da EBD. Como assim? Isto mesmo!
            Na EBD, enquanto há uns ensinando, há outros professores de “folga”. Então, os que estão livres participam do treinamento naquele domingo. Na próxima aula, faz o inverso: quem ensinou, participa do treinamento. Quem estava no treinamento, ensina. Sei que o resultado é melhor do que em outros horários. O professor formador deverá ter conhecimento de que ele repetirá 02 vezes a mesma aula.
            É notório que há professores que só participam da EBD quando vão ensinar e se ausentam dos demais domingos. Esta é uma atitude que precisa ser corrigida. Então, estes professores precisam saber com antecedência do treinamento para poder participar, como também estar presente na Escola Dominical para ensinar.
            8 – Organizar material do treinamento
            Há alguns materiais que devem ser organizados:
Pasta para cada aluno contendo caneta, bloco de anotações, apostilhas, folder com cronograma das aulas.
Material que o professor formador vai utilizar: data-show, apostilhas etc.
Lista de presença: é importante controlar a presença e falta dos alunos. Os alunos devem ter no mínimo 75% de frequência para receber o certificado.
Certificados: organizar modelo, imprimir.
 9 - Recursos financeiros
Julgo desnecessário que o professor pague inscrição.
Os gastos deverão ser financiados pela igreja, como a compra de material listado no item anterior e/ou outros que porventura haja necessidade.
10 - Finalização do treinamento
Organizar um momento especial para entregar certificados, fazer uma avaliação do treinamento, oferecer um lanche etc.
Preparar professores para sua atuação na EBD é uma atitude sábia. Há docentes que possuem conhecimento bíblico, mas não conseguem transmitir as informações de forma didática, contextualizada e prazerosa, tornando a aula um fardo para quem apenas escuta... escuta... escuta...
Que tal pensar e agir sobre esta situação?

Sulamita Macedo.
Dinâmica: A Fonte da Alegria

Objetivo: Estudar sobre a alegria cuja fonte está em Deus.

Material:
02 bexigas

Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos, distribuam para cada grupo uma das perguntas abaixo:
Em que momentos vocês se sentem alegres?
O que a alegria proporciona?
O que pode servir de impedimentos para sentir alegria?
 Estipulem um tempo de 05 minutos para os grupos.
- Depois, organizem a turma em círculo e solicitem que cada grupo leia a pergunta e apresentem as respostas de forma objetiva.
- Falem: Existe uma alegria ocasionada por situações diversas e há outra diferente, que é aquela proporcionada pelo Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
- Para exemplificar, utilizem duas bexigas(bolas de aniversário).
Encham uma e vão soltando o ar devagar, enquanto vocês falam:
Há pessoas que ficam alegres, isto é, com a bola cheia, mas o que sentem é algo passageiro(neste momento a bola já deve estar vazia) e depois estão assim com a bola murcha.
Encham outra bola e deem um nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância (neste momento, brinquem com a bola, jogando para cima e depois batam nela, demonstrando situações de alegria e tristeza).
- Para concluir, falem: Aqui nesta demonstração há dois tipos alegria. Ambas são importantes, mas há uma alegria superior, cuja fonte está em Deus.
Leiam: “Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor.” (Fp 3.1).

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: A Alegria está no ar

Objetivo: Refletir sobre os obstáculos à alegria.

Material:
Cadeiras para cada aluno
CD player ou outro objeto que emita som ou música.

Procedimento:
 - Organizem as cadeiras em círculo, com a parte das costas voltadas para o centro.
- Forneçam as seguintes orientações:
1º. Momento: cada aluno ficará em pé ao lado de uma cadeira. Ao toque de uma música ou outro sinal os alunos devem andar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, devem procurar uma cadeira para sentar.
2º. Momento: retirar uma cadeira e fazer o mesmo procedimento do 1º. Momento. Repetir esta operação pelos menos 5 a 6 vezes. Os alunos que ficarem sem cadeira sairão da atividade.
3º. Momento:
Reflexão sobre a alegria, o entusiasmo do início da atividade.
No início havia cadeiras para todos, a alegria está disponível para todos.
Quais os obstáculos para continuar na brincadeira? Somente a retirada da cadeira? Houve algum motivo diferente? Algum colega empurrou? Você não procurou?
- Para encerrar falem sobre os obstáculos que podem impedir nossa alegria, mas enfatizem que em Deus temos alegria. E depois leiam Fp 3.1 e  4.4.

Ideia original da brincadeira das cadeiras desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: O Plano de Salvação
Lição 07: Nova Criatura

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Nova Criatura”.
- Introduzam o estudo do tema com a dinâmica “Milho de Pipoca”.
- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Milho de Pipoca

Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação.

Material:
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns piruás(grãos que não estouraram)
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)
01 saco de pipoca para cada aluno

Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus.
- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.
Milho de Pipoca
             Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.
            O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.
            Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.
 Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura.  No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autor: Rubem Alves.
- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação.
O barulho pode representar a alegria da transformação.
- Para concluir, entreguem para cada aluno um saco de pipoca.

Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 07: Quem precisa de amigos?

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a amizade.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para concluir, utilizem a dinâmica Teia dos Relacionamentos”.
Tenham uma produtiva e excelente aula!

Dinâmica: Teia dos Relacionamentos

Objetivo: Refletir sobre a importância das amizades e cuidado com as más influências.

Material:
01 novelo de lã ou cordão.

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que ele pegue a ponta do cordão, enrole no dedo e jogue para qualquer pessoa do círculo. O que pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até que o último aluno participe.

- Orientem que antes de jogar o novelo para outro colega, cada pessoa deverá falar uma frase sobre amizade, relacionamento.
- Então, falem: Vocês estão vendo uma teia, formada por fios lançados por vocês para outros colegas, podendo significar os nossos relacionamentos.
- Perguntem: Para que serve uma teia de aranha?
Espera-se que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para pequenos insetos e depois devorá-los.
- Perguntem:
O que isto pode representar sobre os relacionamentos?
Cair na teia e ser devorado pelo inimigo?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que devemos ficar vigilantes para não cair em alguma teia que nos leve a ter atitudes erradas.
- Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios. Certamente, não conseguirão devido a escassez de tempo, mas a tarefa é possível.
- O que isto pode representar?
Ficar embaraçado com as coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, mas Deus pode nos dar força para resistir as ciladas do inimigo. Para tanto, é necessário vigilância.

Ideia original da formação de uma teia em dinâmica desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 1: Fundamentos da nossa fé
Lição 07: O Homem e sua origem

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a origem do homem.
- Iniciem o estudo da lição, através da dinâmica “Corpo, Alma e Espírito”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição, não contemplados na dinâmica.
- Para concluir, se houver condições, mostrem este vídeo, com 5:27 minutos  de duração: Corpo, Alma e Espírito – Uma comparação didática, vocês encontram em: 

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Corpo, Alma e Espírito

Objetivo: Estudar sobre a origem do homem e da mulher

Material:
Versículos para digitar: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
01 cartolina
02 pincéis atômicos
02 folhas de papel madeira
01 rolo de fita adesiva
02 envelopes
Nomes digitados: ALMA, ESPÍRITO
Características da alma(colocar num envelope): vejam na lição
Características do Espírito(colocar num envelope): vejam na lição

Procedimento:
- Coloquem no quadro ou numa cartolina os seguintes versículos:
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
- Leiam estes versículos e circulem com pincel atômico as palavras: Deus, homem, imagem e semelhança.
- Peçam para que os alunos olhem para seus colegas e digam: Deus criou o homem e a mulher. Você é imagem de Deus.
- Coloquem no piso da sala duas folhas de papel madeira e peçam para que um aluno deite-se sobre uma folha e a menina na outra. Dois alunos deverão fazer um contorno do corpo da menina e do menino.
- Depois, preguem as folhas no quadro.
- Leiam “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.23).
- Observem o que acabamos de ler, somos formados de corpo, alma e espírito.
- Então, temos aqui o contorno do corpo de fulano e fulana, representando os seres humanos.
Este corpo tem alma e espírito(neste momento coloquem no corpo os 02 envelopes, um com o nome ALMA  e outro com o nome ESPÍRITO.
- Perguntem: Qual a diferença entre alma e espírito?
Aguardem as respostas.
- Agora, peçam para que 02 alunos, um de cada vez, retirem um dos envelopes e leiam as características da alma e do espírito.
- Agora, trabalhem os outros pontos da lição, apresentando outras ideias sobre a origem do homem, mas enfatizem que a Bíblia relata que Deus criou o homem e a mulher.

FONTE: BLOG ATITUDE DE APRENDIZ.
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